this is the art kaizen logo image
A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

DANÇAS ANCESTRAIS FEMININAS MATRIDANÇA

10/07/2023 @ 19:30 - 22:00

DANÇAS ANCESTRAIS FEMININAS MATRIDANÇA – Art Kaizen

Nesta aula, Vera Eva Ham utilizará os ramos da Matridança para um aprofundamento da ancestralidade feminina em movimento. Será uma viagem onde a ancestralidade e a linhagem no corpo vivencial da mulher nos levará a uma pesquisa individual criativa e única.

DANÇAS ANCESTRAIS FEMININAS MATRIDANÇA

⧫ Vivenciamos a herança feminina individual e coletiva no corpo físico e energético e através de danças ancestrais femininas – as suas posturas e matrizes essenciais (ondulações, acentuações, vibrações, ritmos) – despertamos o nosso corpo sábio e o nosso movimento selvagem e integral.
⧫ Reunimos as forças da natureza do nosso corpo instrumento – como cabelos, pélvis, pés, ossos, órgãos – até recordarmos as forças naturais que somos nós mesmas!
⧫ Ressignificamos a história pessoal, encarnando e reunindo as partes do corpo história que pulsam por expressão e criação, e celebramos por fim a nossa linhagem feminina!
Assim seja!
10 Julho
das 19h30-22h
Incluí manual didático e lista musical original para continuidade na prática pessoal.

FAZ AQUI A TUA INSCRIÇÃO

 

Sobre Vera Eva e a Matridança:

Desenvolvida por Vera Eva Ham desde 2011, a Matridança é uma metodologia especializada em corpo e movimento para mulheres, com vários exercícios e abordagens que desenvolvem em sinergia 4 conteúdos principais:

1. ARQUEOLOGIA DO MOVIMENTO ou o estudo teórico, contextual e prático da herança das danças ritualistas e sagradas femininas ancestrais, com foco geográfico no Mediterrâneo, Norte de África e Ibéria – observando imagens, textos, objetos, assim como (re) aprendendo as suas técnicas de corpo, movimento e reconstruções dançadas.

2. BODYWORK labor aprofundado para uma sabedoria corporal autêntica – que reúne intuição, experimentação e ciência – com fundamentos na anatomia experiencial, padrões de desenvolvimento humano e Matriyoga.

3. INCORPORAÇÃO criativa ancorada por estudo antropológico, mitológico e simbólico, de totens, elementos e facetas arquetípicas femininas; guiada através de imaginação ativa (palavras, sons e imagens) para uma redescoberta do movimento selvagem e absolutamente único de cada mulher.

4. ALQUIMIA FEMININA incorpus, a jornada de autoconhecimento que acompanha toda a formação, com pesquisas centrais para a vivência plena e integral da mulher, potenciada por rituais e círculos de partilhas únicos e catalisadores de transformação.

A Matridança nasceu da experiência de corpo, movimento, teatro, yoga, música e artes plásticas da fundadora ao longo de 22 anos, com um foco de pesquisa sobre o feminino e a arqueologia do movimento. Esta pesquisa foi enriquecida com a criação de performances à volta de personagens femininas marcantes como Eva, Salomé e Maria Madalena, pelo contato com mulheres com as mais variadas questões e vivências em sessões individuais e círculos, assim como pela fundação da Companhia Matridança.

A Matridança é membro do Conselho Internacional de Dança da Unesco desde 2016, e para além de incluir a sua certificação internacional de 150 horas nas suas formações, a Matridança participa nos World Congress of Dance Research em Atenas com espetáculos, palestras e workshops.

Até ao presente, a Formação Essencial Matridança já conta com 6 edições, cada uma com 150 horas de aulas e uma performance ritual final.

Na sua vertente visionária, a Formação Essencial Matridança foi criada para levar mais além a simples soma dos pilares que constituem a sua base e herança: para descondicionar e reinventar uma dança feita de mulheres e dos seus corpos conscientes e livres. E sentir uma vez mais o poder criativo das mulheres que dançam entre si e para si!